Institucional

A Entidade Sindical tem sua origem na Associação Profissional dos agentes deste setor produtivo, a qual atual até a fundação do sindicato em 15 de Janeiro de 1970, cujo primeiro presidente foi Francisco Roberto Pignatari. Até a Constituição de 1988, era uma exigência do Ministério do Trabalho de que os sindicatos antes de receberem a Carta Sindical respectiva, passassem por um estágio probatório e de transição chamado "Associação Profissional".

Integram a atual diretoria eleita para um mandato de quatro anos, iniciado em 25 de Janeiro de 2014 com término em 24 de Janeiro de 2018,
os senhores:

Diretoria

Presidente

Odair dos Santos
Tesoureiro
Odair dos Santos
Secretário
Roberto Wagner Barbirato
Suplentes da diretoria
Walter Costa Neto, Moacir Alves da Silva e Wagner Pinto.
 

Conselho-Fiscal

Efetivos
Glauco Regis Tanzillo dos Santos e Liberato Ernesto dos Santos
Suplentes
João Carlos Moncayo e Décio Luiz Silva
 

Delegados / Representantes

Efetivos
Odair dos Santos e Dario dos Santos
Suplentes
Walter Costa Neto
 

Atualmente o Sincomed SP possui sede própria e utiliza seus recursos para manter a organização em funcionamento e para a concretização dos objetivos propostos, advém da contribuição sindical, assistencial, confederativa e das mensalidades. Estes recursos, quando não aplicados em investimentos para desenvolver a entidade são desenvolvidos aos associados sob a forma de benefícios, tais como: Assistência juridica, sindical, contábil e de convênios firmados com entidades as quais prestam diversos tipos de assistência aos sócios. Por outro lado, os recursos se prestam também a folha de pagamento, compra de equipamentos, reformas e obras necessárias ao funcionamento do sindicato. Nesse sentido a principal realização será a conquista de ser um sindicato independente em sua sede própria. O nível de consciência político-partidária e sindical na categorioa pode ser considerado bom na categoria, embora não exista nenhum tipo de formação sindical objetivando a preparação de novas liderança.